Members Area

Recent Blog Entries

Recent Forum Posts

Webs Counter

Recent Videos

>> notícias
>> 29.11.2011- Gravações Documentário  " VERRUCKT NACH MEER "

Documentário para difusão no canal ARD (Alemanha), sobre a vida a bordo de um navio de cruzeiros (Ms Albatros) durante uma das suas longas viagens por diversos locais do planeta, retratando o dia a dia de alguns elementos da tripulação ou de passageiros em férias. Quando o navio atraca num porto, as câmeras acompanham os passageiros nos seus passeios terrestres, filmando alguns dos tesouros turísticos da área.

Neste caso, isso aconteceu no Funchal (no dia 23) e em Lisboa (a 25), seguindo-se a outros locais da América do Sul e das Caraíbas. Os portos portugueses foram as únicas escalas europeias, o que lhes providencia maior destaque.

A sua emissão televisiva estima uma audiência de 1,6 milhões de espectadores, pelo que as imagens a exibir funcionarão como um enorme cartaz promocional para as regiões filmadas, potenciando as suas capacidades como atracção turística.

 

Alegra-nos termos podido contribuir para a inclusão de imagens portuguesas neste projecto, e para elevar (cimentar) a cotação de dois dos nossos destinos habituais neste tipo de turismo (Funchal e Lisboa).

Agradecemos às Câmaras Municipais de Funchal, Lisboa e Sintra, bem como às administrações da Carris, S.A. e do Palácio Nacional da Vila de Sintra, pela sensibilidade atribuída ao nosso apelo e pela emissão de autorizações graciosas para a captação de imagens.

 
>> 14.11.2011 - Lisboa pretende ser mais Film Friendly.

Decorreu na sexta-feira 11 nos Paços do Concelho uma reunião de reflexão sobre a temática de filmagens no concelho de Lisboa. Esta auscultação a empresas do sector foi sugerida pela Portugal Film Commission, consciente dos obstáculos constrangedores existentes, que em termos práticos impelem cada vez mais produtores a deslocar as suas produções para outras regiões.

Gostaríamos de salientar a celeridade conferida à nossa proposta pela Dra. Catarina Vaz Pinto (vereadora da Cultura) que resultou na realização desta assembleia. Para ela os nossos agradecimentos públicos, extensivos à Dra. Graça Fonseca (vereadora da Economia, Inovação, Modernização Administrativa e Descentralização) pela gentileza da recepção, por se  disponibilizarem a ouvir as condicionantes e os bloqueios que afectam a actividade na cidade de Lisboa, e pela disponibilidade para a recepção de sugestões que permitam melhorar o relacionamento entre a autarquia e produtores, demonstrando elevado interesse em elevar o grau Film Friendly da cidade de Lisboa.

Não podíamos deixar de agradecer também a todos os participantes ( 2 a 3 dezenas ) que aceitaram colaborar com esta iniciativa, expondo os seus pontos de vista e contribuindo para o debate de ideias e para um melhor futuro da actividade na cidade.

                                                                                                                                  1994 - Lisboa " Lisbon Story " de Wim Wenders

 

>> 20.10.2011 - Cooperação entre Film Commissions

No seguimento de contactos multilaterais iniciados em meados deste ano, reuniram ontem três Film Commissions activas (Algarve Film Commission ; Porto Film Commission ; Portugal Film Commission) visando criar laços de união e colaboração entre elas.

A ideia central é estimular o desenvolvimento de uma rede que permita cobrir todo o território nacional, caucionando assim uma promoção eficaz de todo o nosso território. Ficaram estipulados alguns princípios de entendimento, passíveis de gerar acções conjuntas que conduzam a realidade desta actividade a patamares superiores.

Iniciou-se ainda a redacção de um plano estratégico sobre a acção das Film Commissions em Portugal para ser apresentado ao Governo de Portugal, como acordado previamente em reunião de final de Agosto no Ministério da Economia.   

                                                                                                           2008 - Sagres - " La conjura del escorial " de Antonio del Real

 

>> 19.09.2011 - Gravações Documentário " House Hunters"

Os nossos esforços estão concentrados na montagem da Film Commission, mas isso não nos impediu de em simultâneo apoiar a primeira produção estrangeira a requisitar os nossos serviços.

Tratou-se de um documentário filmado nos dias 12, 13 e 14 na Costa da Caparica e Almada, a difundir no canal HGTV ( House and Garden Television Network ) dos Estados Unidos da América. É um episódio de uma série intitulada " House Hunters Internacional " que acompanha pessoas em mudança de residência de forma radical (muitas vezes de um País para outro)  mostrando as vicissitudes e idiossincracias de tal operação.

Adicionalmente induz uma divulgação do ponto de vista turístico pelas imagens a difundir dos locais envolvidos. Neste episódio em concreto as belas praias da Costa da Caparica, o Convento dos Capuchos, o Cristo Rei e outras imagens da região irão ser conhecidas por cerca de 1,3 milhões de norte-americanos.

O nosso agradecimento à Câmara Municipal de Almada pelo gratificante apoio prestado.

 

 
>> 15.09.2011 - Apoio a spot para cerveja

Oficialmente, a Portugal Film Commission ainda nem foi apresentada publicamente, sê-lo-á a seu tempo em função da conjugação de agendas externas ao nosso próprio planeamento.

Mas o facto de não termos divulgado ainda a nossa existência não significa que estejamos desatentos, pelo que ao surgir a hipótese de captar um primeiro trabalho, não hesitámos e iniciámos formalmente a nossa missão.

Quando entrámos no projecto, este já estava praticamente "garantido" para Espanha, mas as nossas propostas quase desviaram as filmagens de um spot de cerveja (Holanda) da Andaluzia para o nosso Alentejo. É verdade que não o conseguimos, mas permitiu constatar o poder sedutor das nossas paisagens.

Agradecemos às produtoras que estiveram connosco nesta primeira de muitas aventuras.